Pular para o conteúdo principal

Sementes nativas reforçam segurança alimentar


AGRICULTURA FAMILIAR
Tema é debatido nesta semana durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília





Brasília – A melhoria da qualidade da alimentação da população brasileira passa pelo incentivo à agricultura familiar. E uma das principais iniciativas para isso é garantir que essas famílias tenham acesso a sementes de qualidade, sem modificação genética e adaptadas às regiões, com maior produtividade.
Na manhã desta terça-feira (3), dentro das atividades de abertura da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília, os participantes puderam trocar sementes nativas e receitas, que valorizam os alimentos e costumes locais. “Sem as sementes não temos a comida de verdade, não tem esse patrimônio”, explica a coordenadora do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Vanessa Schottz.
“O nosso patrimônio genético está sendo substituído por sementes de laboratórios. Lutamos pelas sementes nativas. Não há segurança alimentar sem a preservação delas”, afirma o agricultor de Aparecida (PB), José Jamilton Neves. “Temos que fazer essa defesa, não podemos perder esse patrimônio genético tão importante sair das mãos dos nossos agricultores.”
A agricultora Francisca das Chagas Araújo Assunção, de Boa Hora (PI), trouxe semente de gergelim, milho e feijão branco. Ela afirma estar empolgada com a participação das pessoas na atividade. “Esse nosso trabalho incentiva a comunidade a se alimentar corretamente.”
O acesso às sementes nativas, também conhecidas como crioulas, é uma das políticas estruturantes desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para permitir que a população brasileira tenha uma alimentação mais saudável. “Estamos transformando em política pública o saber do agricultor do Semiárido, que sabe preservar suas sementes e a escolher sempre as melhores”, conta a ministra Tereza Campello.
Estão sendo implantados 640 Bancos de Sementes na região, para atender pelo menos 12,8 mil famílias rurais. Tereza Campello destaca que o projeto, mais uma etapa da rota de inclusão de produtiva rural que é realizada pelo governo federal, "vai mudar a região e garantir que o agricultor não saia da sua propriedade”. “As sementes, combinadas com a garantia de água para consumo e produção, juntamente com assistência técnica, recursos de Fomento e apoio à comercialização terão efeitos surpreendentes na vida dessa população para a convivência com a seca.”
Outra política é a compra pública de sementes por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Nós compramos do agricultor que tem a semente e entregamos para o agricultor que não tem. Além de trazer maior independência para as famílias de baixa renda, as sementes entregues colaboram com a segurança alimentar da comunidade”, explica o diretor de Apoio à Aquisição e Comercialização de Produção Familiar do MDS, André Grossi.
A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional segue até sexta-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento conta com a presença de cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados, representantes da sociedade civil e observadores internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª