Pular para o conteúdo principal

Falas do Brasil abre Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Sociedade civil organizada participa de atividades integradoras que refletem sobre o tema do evento, Comida de verdade no campo e na cidade. Evento em Brasília reúne 2 mil pessoas





Brasília – A participação da sociedade civil abriu a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nesta terça-feira (3), em Brasília. O “Falas do Brasil” contou com apresentação de documentário, filme longa-metragem, filmes curta-metragem, contação de histórias, literatura, música, canto, cordel, troca de sementes e de receitas.
O documentário Betinho: A esperança equilibrista retrata a história daquele que foi amante da igualdade e da democracia e que lutou contra a miséria e a fome. Herbert de Souza, o Betinho, completaria 80 anos de vida hoje, dia 3 de novembro. Para marcar essa data, o filme mostra sua vida desde novo até o falecimento. Apresenta todas as lutas e os momentos históricos do país.
Seu filho, Daniel Carvalho de Souza, diz que o filme é fundamental para os jovens que não o conheceram. “Ele era uma pessoa que mobilizou o Brasil chamando muitas vezes os opostos para trabalharem juntos contra a fome e contra a Aids”, conta. Essa luta continua com a Ação da Cidadania, uma Organização Não Governamental que nasceu quando 32 milhões de pessoas se encontravam abaixo da linha da pobreza.
Para Souza, as conquistas sobre o tema são muitas. “A maior luta e vontade dele era que a gente pudesse ter uma arma estrutural para combater a fome e hoje existe uma revolução social nesse sentido. A partir do momento que se tem uma política pública, a gente consegue fazer essa mudança”. O documentário está em cartaz no circuito comercial em Brasília, no Rio de Janeiro, São Paulo, e Belo Horizonte.
Os participantes também assistiram o documentário Muito além do peso, que retratou a obesidade como a maior epidemia infantil da história. Lançado em 2012, o filme longa-metragem debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os problemas do consumismo na infância.
Outro filme apresentado foi o longametragem O veneno está na mesa – II. O filme aborda o domínio da agricultura mundial pelos alimentos transgênicos. A produção apontou efeitos da alimentação de animais de abate com transgênicos para trazer à tona a discussão sobre o crescimento desta prática e suas consequências.
A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada até sexta-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Ao todo, 2 mil pessoas participam do evento, entre delegados, convidados, representantes da sociedade civil e observadores internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e