Pular para o conteúdo principal

Cinquenta propostas são apresentadas durante V Conferência Metropolitana da RMBH


Sociedade civil e poder público debateram desenvolvimento da Grande BH. Sistema de transporte multimodal, com integração tarifária, entra na pauta


Cinquenta propostas, entre mobilidade urbana, saneamento, participação social, planejamento e gestão territorial metropolitano foram elaboradas pela sociedade civil e o poder público durante a realização da V Conferência Metropolitana da RMBH, em Belo Horizonte, encerrada nessa quarta-feira (11/11).

As propostas visam o desenvolvimento dos 34 municípios que compõem a Grande BH e dos outros 16 que integram o Colar Metropolitano da capital.

Promovida pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), a conferência também elegeu os representantes do Conselho Deliberativo Metropolitano, que vão atuar pelos próximos dois anos no acompanhamento e avaliação das propostas a serem desenvolvidas pelo poder público.

“Terminamos a conferência com um sentimento maior do que o de dever cumprido, com um sentimento de que a gente cresceu. Crescemos no processo de discussão, nos relacionamentos e na consolidação deste sentimento de cidadania metropolitana, no fortalecimento de um grupo que vai continuar construindo soluções para a Região Metropolitana”, avalia a diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão.

A diretora destaca, ainda, a importância da participação popular na discussão de questões comuns a diferentes municípios, que podem, juntos, buscar a melhoria na qualidade de vida da população.

“É interessante ver as pessoas discutindo questões comuns. É muito mais fácil nos alinharmos em torno daquilo que nos une, com os interesses em comum”, diz. Para Flávia Mourão, o trabalho em Minas Gerais está no caminho certo. “Vamos ser a melhor região metropolitana do Brasil”, garante.

Participação popular

Eleito como membro permanente da sociedade civil no conselho deliberativo, José Abílio Belo Pereira defende a participação popular e a integração dos serviços na Região Metropolitana. Segundo ele, um colegiado com representantes de diversas áreas da sociedade civil auxilia o trabalho dos membros do conselho.

“A sociedade civil sempre foi muito bem representada. É muito importante ressaltar esse modelo, que é daqui de Minas Gerais e admirado pelo resto do Brasil”, diz. Ainda de acordo com José Abílio, é preciso “melhorar a capacidade de gestão pública e reorganizar o território metropolitano”.

Propostas

Entre as propostas elaboradas para a mobilidade urbana, por exemplo, estão a criação do sistema de transporte multimodal integrado – aproveitando a malha rodoviária existente para o transporte de passageiros – e a implantação do sistema de integração tarifária na RMBH.

Na área de saneamento básico, está a adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento para as ações no âmbito metropolitano e a elaboração do plano estadual de saneamento.


Além das propostas temáticas, sugestões também foram apresentadas de forma regionalizada. Entre elas, se destacam a proteção das áreas degradadas e a criação ou revitalização das áreas logísticas.

Além das oficinas e palestras, a conferência contou também com stands que foram instalados próximos ao hall do Prédio Gerais, da Cidade Administrativa.  



Fonte: Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª