Pular para o conteúdo principal

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SANS – BRASÍLIA DE 3 A 6 DE NOVEMBRO




PERGUNTAS E RESPOSTAS

A Comissão Organizadora tem o prazer de dar as boas-vindas aos delegados e delegadas da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), e apresenta o quadro “Perguntas & Respostas”, a fim de dirimir dúvidas e facilitar a participação de todos(as).

Antes da Conferência Nacional

Quem participa da 5ª CNSAN?
Os delegados eleitos nas Conferências Estaduais, os delegados natos (membros do Consea Nacional), os delegados do governo federal, os convidados nacionais e internacionais, a equipe de apoio (articuladores e expositores estaduais, voluntários) e a Comissão Organizadora. Todos deverão ser serão previamente inscritos na Conferência.

Fui eleito delegado na Conferência Estadual. E agora?
O Consea do seu Estado faz a sua inscrição na Conferência.
a) Se você é representante da sociedade civil, receberá em breve a passagem e as instruções para a viagem.
b) Se você é representante de órgão governamental, é o órgão que faz os preparativos para sua viagem.

Sou uma pessoa com deficiência, eleita delegada no meu estado, e preciso de acompanhante. Como vai ser isso?
A organização da Conferência Nacional vai financiar a ida do seu acompanhante, mediante justificativa. Neste caso o acompanhante terá as despesas de viagem, hospedagem e alimentação pagas pela Conferência Nacional. Se, ao ser eleito delegado na Conferência Estadual, você marcou na ficha de inscrição que precisa de acompanhante, alguém da organização da Conferência Nacional entrará em contato com você. Caso contrário, entre em contato com o Consea Nacional ou com o articulador da delegação do seu estado (contatos no final deste documento).
Quem vai comprar minha passagem aérea para ir para Brasília?
a) Se você é delegado da sociedade civil, a comissão organizadora da Conferência Nacional comprará sua passagem aérea e enviará por e-mail os dados da sua viagem. Após a viagem, é preciso guardar o comprovante (bilhete) de embarque para entregar à organização da Conferência no momento do credenciamento.
b) Se você é delegado governamental, sua passagem e diárias devem ser emitida pelo órgão que você representa.

Como e quando vou receber minha passagem aérea?
Se você é delegado da sociedade civil, sua passagem será enviada para o correio eletrônico (e-mail) que você indicou na sua ficha de inscrição de delegado. Por isso é importante que você verifique seu correio eletrônico diariamente.

Não tenho e-mail e não recebo correspondência pelo correio. Como obter minhas passagens aéreas?
As passagens aéreas dos delegados da sociedade civil serão enviadas também para o articulador estadual (contatos ao final deste documento). Você deve entrar em contato com ele para obter as informações sobre a sua viagem, a partir do dia 27 de outubro. Viagem para Brasília

Que dia vou viajar para Brasília?
Os delegados indígenas deverão participar de encontro preparatório, e sairão de suas casas com tempo para chegar em Brasília no dia 02 de novembro. Os demais delegados da sociedade civil deverão chegar em Brasília, no máximo, no dia 3 de novembro, até as 12h. Se não for possível por causa das conexões e tempo de viagem, chegarão em Brasília no dia 02 de novembro. O dia de início da viagem depende da distância da residência até o aeroporto de embarque. É igualmente importante que os delegados governamentais programem sua viagem para chegar em Brasília, no máximo, dia 3 de novembro pela manhã.

Vou viajar junto com o restante dos delegados do meu Estado?
A organização da Conferência Nacional fará o possível para que os delegados da sociedade civil de cada Estado viajem juntos em um grupo. Entretanto, não é possível garantir isso, depende das disponibilidades das companhias aéreas.

E para chegar no aeroporto mais próximo da minha residência?
Os delegados da sociedade civil que moram em cidade sem aeroporto deverão se deslocar (de ônibus intermunicipal ou barco) até a cidade onde sai o voo. Para tanto, a organização depositará uma ajuda de custo na conta desses participantes antes da viagem. O valor da ajuda de custo varia de acordo com a distância entra a residência do participante e o aeroporto. Esse valor comportará as despesas de ida e volta. Importante: para comprovar a necessidade do apoio, os participantes que moram fora da capital deverão apresentar, no ato do credenciamento, um comprovante de residência.
Se eu precisar alterar a data da minha passagem após ela ter sido emitida?

O participante poderá, por sua iniciativa e responsabilidade, alterar a sua passagem; a organização do evento NÃO será responsável pelos ônus financeiros ou qualquer outro, referentes à alteração.

Eu nunca viajei de avião e me sinto inseguro. O que eu faço quando chegar no aeroporto? Terá acompanhamento no embarque, conexões e desembarque?

No aeroporto, os delegados deverão se dirigir ao balcão de atendimento da companhia aérea da sua passagem e fazer os procedimentos para embarque (check in e despacho de bagagens). Caso esteja viajando sozinho, comunique isso ao atendente da companhia aérea, que poderá apoiá-lo durante a viagem. Quando chegar no aeroporto de Brasília, após pegar as suas malas, haverá uma pessoa com um cartaz da Conferência esperando.

Minha bagagem está muito pesada. Quem paga o excesso de peso?
O limite de peso da bagagem na maioria das empresas aéreas é 20 kg. A organização da Conferência não se responsabiliza pelo pagamento do excesso de bagagem.

Perdi o voo de partida. Perdi o voo na conexão. O que faço? Quem devo procurar para informações?
Entre em contato imediatamente com a empresa aérea de sua passagem. A comissão organizadora não se responsabiliza pelos gastos a mais devido à perda de voo.

E se minha viagem não for de avião?

Os delegados da sociedade civil que farão todo o trajeto até Brasília de ônibus deverão informar esse fato na ficha de inscrição ou entrar em contato com a Secretaria do Consea Nacional para que seja depositada ajuda de custo correspondente aos custos desse deslocamento (ida e volta).

O que devo fazer com o bilhete de embarque aéreo?

Os delegados da sociedade civil que receberam a passagem aérea e compraram passagem de ônibus/barco deverão guardar os bilhetes de embarque e os recibos para a prestação de contas.

Tenho uma criança pequena e não tenho com quem deixar. Ela pode ir comigo?
Esta é uma decisão do próprio delegado, que assume todas as responsabilidades relacionadas à criança. Chegada em Brasília, Hospedagem e Alimentação

Quando eu chegar em Brasília, para onde eu vou? Vai ter alguém me esperando?
Na chegada no aeroporto, recepcionistas estarão com placas indicando a Conferência Nacional e irão direcionar os delegados para os ônibus que os levarão para o hotel.

Qual o dia/horário/local do credenciamento?

Dia 3 de novembro (terça-feira), das 8h às 18h, na recepção.

Onde vou ficar hospedado durante a Conferência?
Os delegados da sociedade civil ficarão hospedados em hotéis, e haverá traslado entre o hotel e a Conferência no início e final dos trabalhos de cada dia. Os delegados de governo poderão ficar hospedados no mesmo hotel (desde que façam sua reserva antecipadamente, diretamente no hotel) ou no local que desejarem.

Quem pagará os custos de hospedagem do hotel?

A hospedagem dos delegados da sociedade civil será paga pela Conferência Nacional. Não serão pagas pela organização da Conferência as despesas com ligações, bebidas e alimentos do hotel. A hospedagem dos delegados de governo é de responsabilidade do órgão que representa.

O que eu posso consumir da geladeira (frigobar) do hotel?
Os itens da geladeira que forem consumidos deverão ser pagos pelos próprios delegados, exceto a água, que será disponibilizada pela organização.

Vou ficar sozinho no quarto?
Os delegados da sociedade civil serão hospedados em quartos duplos e irão dividir o quarto com outro delegado escolhido pela organização.

Se eu levar minha criança, ela poderá ficar comigo no hotel?

A organização não poderá arcar com as despesas da hospedagem de crianças. Os delegados da sociedade civil que decidirem levar crianças deverão arcar com as despesas. É importante lembrar que os delegados da sociedade civil irão dividir o quarto com outros delegados, e estes podem não querer uma criança no quarto. Além disso, o hotel irá cobrar um valor adicional pela hospedagem da criança.

As refeições serão pagas pelo evento?
Os delegados da sociedade civil terão o café da manhã no hotel. O almoço, o jantar e lanches serão na Conferência, custeados pela organização do evento.
Sou diabético, celíaco, hipertenso, vegetariano ou tenho outra necessidade ou restrição alimentar. Haverá alimentação especial?

Sim. As necessidades alimentares especiais que foram descritas na ficha de inscrição serão atendidas, na medida do possível.

Deslocamento em Brasília
Como vou me deslocar do hotel para a Conferência?
Haverá transporte dos hotéis onde estão hospedadas os delegados da sociedade civil até o local da Conferência e retorno, em horários pré-determinados.

E o deslocamento dos delegados de governo e convidados?
A organização da Conferência não é responsável pelo traslado de delegados governamentais e convidados. Caso eles estejam hospedados nos mesmos hotéis dos delegados da sociedade civil, poderão usufruir do traslado, caso haja vaga.

E os delegados de governo que não estejam hospedados nos hotéis onde estão os delegados da sociedade civil, como se deslocarão para a Conferência?
Neste caso, a responsabilidade pelo transporte é do próprio participante, que arcará com a despesa de deslocamento.

Se eu perder o ônibus do hotel para a Conferência, alguém virá me buscar depois?
Não. Se o delegado perder o ônibus, deverá se deslocar ao local da Conferência por conta própria (não haverá reembolso). Participação na Conferência

Como e quando recebo o material e o crachá da Conferência? Todos os participantes deverão fazer o credenciamento para receber o material e o crachá da Conferência. O credenciamento será organizado por estado, e somente as pessoas já inscritas como delegados e convidados poderão se credenciar.

Perdi meu crachá, como faço para conseguir outro?
O seu crachá de delegado ou convidado deve ser guardado com todo o cuidado, pois é o seu “documento de identidade” durante a Conferência. Com ele, se distingue quem pode votar nas plenárias e grupos de trabalho, e permite a entrada nos espaços da Conferência. Em hipótese alguma será feita 2ª via do crachá e sem ele você não poderá entrar e/ou participar das atividades da Conferência.

Não tenho crachá. Poderei acompanhar as plenárias como ouvinte?
Não. Para participar de qualquer atividade da Conferência Nacional você precisa estar inscrito/credenciado e ter um crachá. Sem o crachá não é possível entrar no espaço da Conferência Nacional.

Estou passando mal. Onde recorro para ter assistência? Haverá serviço de saúde no local. Prestação de contas - Quais são os documentos necessários para prestação de contas?
Deverão entregar:

Cartão de embarque (recebido da companhia aérea)
Comprovante de residência
Declaração de colaborador-eventual (recebida no credenciamento)
Recibo da ajuda de custo (recebida no credenciamento)

Onde entrego os comprovantes aéreos?
No mesmo local do credenciamento.

E se eu perdi os comprovantes de embarque?
É preciso solicitar a 2ª via para a companhia aérea que emitiu a sua passagem. Volta para Casa

Que dia vou voltar para casa?
Os delegados da sociedade civil, que terão suas despesas pagas pela organização da Conferência Nacional, sairão de Brasília nos dias 06 e 07 de novembro.

Como será organizada a volta?
A Organização irá fazer os check-in do voo de volta dos delegados da sociedade civil. O cartão de embarque da volta poderá ser retirado junto com o certificado no local do credenciamento. Haverá transporte do hotel até o aeroporto com antecedência para o embarque.

E as despesas com lanches e transporte na viagem de volta estado e para o interior? Alguém ficará responsável por isso?
A ajuda de custo depositada na conta dos participantes será o único auxílio financeiro prestado pela organização. Portanto, deverá comportar também essas despesas.

Outras Dúvidas

Se tiver algum problema durante a Conferência (transporte, alimentação, sumiço de delegado) a quem procurar?
A primeira pessoa de contato dos delegados deve ser o articulador estadual. Ele saberá a quem recorrer. Caso não encontre o articulador no momento de emergência, procure uma pessoa da comissão organizadora.
Onde ou com quem consigo informações sobre a delegação do meu estado? Qual telefone posso ligar? Tem um e-mail?
Para questões gerais da Conferência, você pode entrar em contato com o Consea Nacional por meio do e-mail 5conferencia@presidencia.gov.br, ou pelos telefones (61) 3411.2747/2746.
Para tratar de detalhes sobre sua delegação e sobre sua viagem, você pode falar com o articulador de sua delegação. Em Minas Gerais, será a secretária executiva do CONSEA-MG, Maria Aparecid

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e