Pular para o conteúdo principal

Inclusão do pescado em feira livre na Cidade Administrativa marca Semana do Peixe



Outro destaque da programação foi a exposição de peixes ornamentais entre as tradicionais bancadas que reúnem a produção da agricultura familiar
Divulgação/Seda
Peixes ornamentais também foram destaque na feira de agricultores familiares na Camg
Peixes ornamentais também foram destaque na feira de agricultores familiares na Camg

Para marcar a 12ª edição da Semana do Peixe, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) incluiu o pescado entre os produtos a venda na tradicional Feira da Agricultura Familiar da Cidade Administrativa de Minas Gerais. O evento é realizado por agricultores familiares todas as sextas-feiras no túnel do Prédio Gerais.
Foram ofertados ao público filé de tilápia, criado em gaiola na represa de Furnas, no município de Guapé, no Sul de Minas Gerais. O quilo do pescado foi vendido a R$ 25 pelo pescador Márcio Conceição Lopes.
“É praticamente o preço de atacado, mais barato do que a média do mercado”, garante Lopes. Ele ficou muito feliz em participar da campanha, que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado no país. “Trouxe 200 quilos e minha expectativa é zerar o estoque”.
Polo nacional
Outro destaque da programação foi a exposição de peixes ornamentais. Quem transitava pelo túnel pode conferir várias espécies, como beta, carpa, molinésia belífera, cuppy, kinguio, entre outras.
“Trouxemos também alimentos vivos naturais, usados para a alimentação dos peixes”, disse o aquacultor Stélio Santana, professor titular do Curso de Aquacultura da Escola de Veterinária da UFMG, responsável pela exposição. Em Minas Gerais, a região de Muriaé é o maior polo de produção de peixes ornamentais do Brasil.
A Semana do Peixe acontece até 16 de outubro em diversas cidades Minas Gerais por meio de parcerias com o poder público, privado e entidades representativas. 
Para este ano estão previstas ações como oficinas, palestras, seminários, festivais gastronômicos e culturais, venda promocional do pescado, inserção do peixe no cardápio de restaurantes populares e escolas da rede estadual.
A campanha do Ministério da Pesca e Aquicultura é articulada em Minas Gerais pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais (SFPA-MG) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Desenvolvimento Agrário (Seda), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-MG), Conselho Regional de Segurança Alimentar (Consea), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), colônias e sindicatos de pescadores, feiras, prefeituras municipais, produtores, distribuidores e redes de supermercado, bares e restaurantes.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª