Pular para o conteúdo principal

Servidores aprovam barracas de alimentos saudáveis na Cidade Administrativa





Pelo menos 15% das crianças mineiras apresentam algum grau de obesidade, segundo estudos apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Em sua maioria, os casos são provocados pelos maus hábitos alimentares. Diante deste quadro, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (CONSEA-MG) promove até o dia 20 de agosto a Semana de Segurança Alimentar na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

No primeiro dia de exibição dos filmes, os servidores puderam também participar de uma “roda de conversa” sobre o tema com nutricionista e secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CAISANS), Beatriz de Carvalho e logo em seguida, visitar as barracas de alimentos saudáveis.


Segundo Beatriz, a receptividade dos participantes foi muito boa e muitos ficaram chocados com as informações sobre a quantidade de açúcar e gordura em muitos alimentos aparentemente inofensivos. “Esses filmes despertam as pessoas para o consumo e a influência da propaganda na nossa vida”, comentou.


Para o servidor Wagner Moreira, da Prodemge, a iniciativa é muito bem vinda e deveria ser feita sempre para alertar a todos sobre os malefícios da alimentação inadequada. “Temos um dia muito corrido e nem sempre percebemos o quanto estamos nos alimentando mal”, informou.



Rita Nascimento, da Secretaria Estadual da Fazenda, comentou que a oportunidade de adquirir produtos saudáveis foi muito boa e que ficou curiosa em saber todas as receitas dos alimentos apresentados como patês, geleias e tortas. Todos feitos com frutas, legumes e verduras em sua totalidade, ou seja, com aproveitamento total dos alimentos.




Para Gabriel Albino também da Secretaria da Fazenda, essa iniciativa deveria ser permanente. “Já temos a feira de agricultura familiar aqui toda semana e queria que essas barracas também fizessem parte da feira toda semana. Tenho dificuldades em encontrar alimentos saudáveis e desta forma seria ideal. Eu já tenho a preocupação de seguir os hábitos saudáveis e mantendo as barracas aqui, facilitaria e muito a manutenção desta rotina”, acrescentou.


A expositora Paloma Gabriela mal conseguia falar, tamanha a procura pelas quitandas que trouxe da Economia Solidária. “Estamos vendendo bem e as pessoas querem saber de cada detalhe, de como podem aproveitar todo o alimento, inclusive as cascas. Quase todos os produtos foram vendidos em minutos”, completou.

Já a expositora Maria da Conceição, do Fórum Mineiro de Economia Solidária, disse que pretende voltar sempre, tamanha a empolgação que ficou com a receptividade dos servidores estaduais. “   Quero vir mais vezes e ter a oportunidade de mostrar que com criatividade, podemos produzir alimentos saudáveis e muito gostosos”,finalizou.



A semana da Segurança Alimentar vai até o dia 20 de agosto com exibição de curtas abordando a importância da sustentabilidade, da agricultura familiar, da adoção de bons hábitos alimentares e os riscos dos alimentos ultra processados para a saúde das pessoas, em especial às crianças e adolescentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª