Pular para o conteúdo principal

Unidades de conservação de Minas apresentam programação especial na Semana do Meio Ambiente



Evandro Rodney
O Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, receberá a banda Mangaia do Instituto Curupira
O Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, receberá a banda Mangaia do Instituto Curupira

Mutirões de limpeza, observação de animais, blitze ecológicas e distribuição de mudas são algumas das atividades das comemorações da Semana do Meio Ambiente de 2015 em algumas das unidades de conservação estaduais de Minas Gerais. As atividades ocorrerão em diferentes regiões do estado com a intenção de envolver as comunidades locais no trabalho de preservação ambiental.
O Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, receberá a banda Mangaia do Instituto Curupira para duas apresentações nos dias 5 e 6 de junho, apresentando as músicas do álbum Mundo. O grupo concilia música e teatro, abordando questões ecológicas, humanas e de sensibilização. Atualmente, a banda abraça a luta pelos direitos da mulher.
A equipe do Parque Estadual de Sete Salões, no Leste de Minas, realizará ações nos quatro municípios onde a unidade de conservação está inserida: Resplendor, Santa Rita do Itueto, Conselheiro Pena e Itueta. No período de 1º a 3 de junho, estão previstas blitze ecológicas com distribuição de mudas e mostra de sementes.
A equipe do Parque Estadual do Pau Furado somou forças com a prefeitura de Uberlândia e participará das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Com ações nos dias 30 de maio e 1º, 2 e 3 de junho, as celebrações incluem palestras, blitz ecológica na rodovia MGT-497, mutirão de limpeza, caminhada ecológica em áreas verdes e cursos d´água e visitas ao parque com observação botânica e de aves.
Em Mar de Espanha, na Zona da Mata, a programação da Estação Ecológica começa no dia 29 de maio com o 2° Bate Papo Rural que terá a participação de especialistas em assuntos rurais, como técnicas de pastagens, mineralização de bovinos e de preservação do meio ambiente. Também serão realizadas visitas à nascente, plantios de mudas, minicursos e apresentações culturais.
Minas Gerais possui, no total, 112 unidades de conservação de diferentes categorias que protegem 2,1 milhões de hectares nos três biomas encontrados: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e