Pular para o conteúdo principal

GOVERNO VALORIZA AGRICULTURA FAMILIAR COMPRANDO ALIMENTOS DIRETAMENTE DOS PRODUTORES



Uma nova política da agricultura familiar está sendo implantada em Minas Gerais pelo governador Fernando Pimentel. Agora, em vez de o governo adquirir alimentos das empresas, como era feito anteriormente, a transação comercial se dará diretamente com os produtores rurais. É o que propõe o decreto n° 46.712, publicado no dia 30/01/2015, que regulamenta a Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.
De acordo com o decreto, os órgãos e entidades do governo deverão aplicar, no mínimo, 30% dos recursos destinados à compra de gêneros alimentícios. “Essa mudança é um grande passo do governador para a valorização da agricultura familiar. O Estado passará a comprar das 57 cooperativas existentes em Minas, valorizando, assim, a produção agrícola dos assentados, indígenas e quilombolas”, ressaltou a subsecretária do Centro e Serviços Compartilhados da Secretaria de Planejamento e Gestão, Dagmar Dutra.
Para implantação do projeto, está em curso um treinamento para cem funcionários do governo responsáveis pelas compras institucionais de produtos oriundos da agricultura familiar. “É mais um canal de comercialização para os pequenos produtores e uma oportunidade para escoar sua produção, tanto de agroindustrializados quanto de alimentos in natura”, afirma o superintendente de Abastecimento Alimentar e Comercialização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Lucas Scarascia.

Kits para feiras livres

O Governo de Minas entregou nesta terça-feira (26/05), durante solenidade no Auditório JK, kits para a realização de feiras livres em quatro municípios do Estado. A ação faz parte do Programa de Apoio às Feiras Livres, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Nos próximos anos, estão previstos investimentos de mais de R$ 3 milhões que beneficiarão agricultores familiares de 320 municípios mineiros. As primeiras cidades contempladas são: Brumadinho, Diamantina, São João Del Rei e São José da Lapa.
A cerimônia de entrega faz parte do seminário “Água, Sementes e Agricultura Familiar: Um olhar sobre o Semiárido Mineiro”, promovido pela Articulação do Semiárido Mineiro (ASA Minas), em parceria com a SDA. Durante o evento, foi realizado a Feira de Sementes e Economia Solidária e o lançamento oficial do projeto “Sementes da Gente” e do programa “Cisternas nas Escolas”, desenvolvidos junto ao governo federal e com apoio do Governo de Minas Gerais.

Agricultura familiar

A agricultura familiar é caracterizada por unidades de produção agropecuária ou extrativista com áreas de até quatro módulos fiscais (unidade de medida agrária, que pode variar de cinco a 110 hectares, dependendo do município), sendo o trabalho exercido predominantemente pela família. Do ponto de vista legal, a caracterização é determinada pela Lei Federal nº 11.326/2006, que define os parâmetros para o reconhecimento do agricultor familiar e do empreendedor familiar.


Fonte: Seplag em Rede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª