Pular para o conteúdo principal

Consea debate mobilização social para preparação de conferências


Estratégias foram discutidas por conselheiros e representantes do governo na plenária do Conselho
Rose Santana/Divulgação
Encontro do Consea/MG mobilizou movimentos sociais
Encontro do Consea/MG mobilizou movimentos sociais

As estratégias para mobilização da sociedade e o regimento interno das conferências regionais e da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável foram debatidas nesta terça-feira (5/5), em Belo Horizonte, na primeira plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea/MG). Participaram da reunião cerca de 30 pessoas, entre representantes das Comissões Regionais, governamentais e de entidades da sociedade civil.
O encontro, já em seu segundo dia de trabalho, é preparatório para a Conferência Estadual, marcada para agosto.  Com o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar”, a 6ª Conferência Estadual também vai identificar programas e ações a serem contemplados no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016/2019. O PPAG deve ser finalizado também em agosto.
O processo ainda inclui encontros locais e regionais.  Os encontros municipais devem acontecer até o dia 5 de junho e as conferências regionais devem ser realizadas até o dia 12 de julho. “Neste momento, o importante é sensibilizar os municípios, governo e sociedade civil para promoverem debates sobre o tema da conferência estadual, apontando para políticas públicas que garantam o acesso à alimentação saudável  e sustentável”, avaliou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão.
Participação social
Estiveram presentes conselheiros das regionais do Alto São Francisco, Baixo Jequitinhonha, Médio Piracicaba, Médio São Francisco, Noroeste, Sudoeste, Sul de Minas, Triângulo, Vale do Aço e Vertentes. Pelo setor governamental, a plenária contou com representantes das secretarias estaduais de Planejamento, Fazenda, Educação e Desenvolvimento Agrário, além da secretaria estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social.
Entidades da sociedade civil também se fizeram representar. Para Beatriz Leandro de Carvalho, da Plataforma Unificada de Movimentos Sociais, o espaço para a participação social se ampliou. “O governo está promovendo uma escuta da sociedade para construir propostas com uma possibilidade maior de inserção no orçamento estadual. Antes, o acesso era feito pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa, da qual o secretário era o presidente”. 
“Estamos vivendo um momento mais intenso, com a preparação das conferências e dos Fóruns Regionais propostos pelo governo. Temos então, ao mesmo tempo, um processo de participação e um processo de elaboração das políticas públicas. Um alimenta o outro”, finaliza Beatriz.
A  representante do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Povos Tradicionais de Matriz Africana, Makota Risandembu, acredita na importância das entidades no processo de mobilização. “Viemos aqui hoje e conseguimos ser representados na Comissão Organizadora da Conferência Estadual, pois acreditamos na capacidade de mobilização de entidades como a nossa, que consegue atingir pelo menos 15 outras entidades que representam quilombolas, ciganos e indígenas” afirmou.
Convênio com MDS
Na tarde da segunda-feira (4/5), os conselheiros do Consea aprovaram a criação de uma comissão, constituída por quatro conselheiros da sociedade civil e dois conselheiros governamentais (Sedese e SED) para construir uma metodologia de execução de convênio, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A comissão também vai estabelecer critérios de seleção de municípios a serem atendidos.
No valor de quase R$ 400 mil, o convênio tem dois anos para ser executado e o objetivo de fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da capacitação de gestores municipais, para execução da política e apoio aos municípios para criação de leis e dos conselhos locais. A comissão tem 60 dias para apresentar as propostas, o que acontecerá na próxima plenária do Consea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e