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FBSSAN lança campanha para estimular alimentação saudável

Comida é Patrimônio é o tema da primeira campanha digital, lançada pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). Os objetivos da campanha são estimular a população a repensar a relação com os alimentos e lutar por um sistema alimentar mais justo, equitativo, saudável, sustentável e solidário. Assim, o Fórum busca valorizar a identidade alimentar, presente nas ricas regionalidades culinárias do país, bem como nas dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. Por meio do site oficial e da página no Facebook, o intuito do Fórum é mobilizar a sociedade em prol da preservação da biodiversidade e cultura alimentar.

A campanha pretende provocar essa reflexão a partir de quatro temas:
·  Comida é bem material e imaterial
·  Comida é identidade, memória e afeto
·  Comida é dialogo de saberes
·  Modos de viver, produzir e comer
Nos próximos meses, o Fórum irá compartilhar em sua página no Facebook uma série de 24 cartazetes chamados de “pensamento-pimenta”. O conteúdo foi selecionado a partir de pensamentos de mulheres e homens de diversas áreas de conhecimento, entre as quais, antropologia, sociologia, nutrição, gastronomia, agricultura, artes e manifestações de organizações sociais sobre a cultura alimentar. Além dos cartazetes digitais, serão apresentadas matérias e entrevistas a fim de proporcionar amplo debate sobre os quatro temas propostos. A construção da campanha foi realizada em parceria com a Malagueta Comunicação, agência especializada em conteúdo e relacionamento para a área de Alimentação e Cultura que assina a identidade visual e a produção dos textos. A mobilização digital com apoio de membros e parceiros é essencial para o sucesso da campanha. Por isso, convidamos os fóruns estaduais para se apropriarem da campanha junto com o FBSSAN. Este material poderá ser utilizado como  subsídio para as conferências estaduais e municipais.

Como aderir à Campanha?

Os pensamentos-pimenta serão compartilhados na página do facebook três vezes por semana, e as matérias serão publicadas no site a cada 15 dias. Quem aderir à campanha, além de compartilhar esse material, pode inserir o banner da campanha (anexo) e a capa do Facebook (que pode ser utilizada no site da Instituição parceira/ pessoa física durante o período da campanha). Também está prevista a realização da roda de conversa virtual Diálogo de Sabores para debater os temas da campanha, com a participação de convidados especiais. O evento será divulgado com antecedência no site e facebook do FBSSAN.

O público poderá participar respondendo às perguntas: “Que alimentos (não) estamos comendo?” e “Quais alimentos devemos preservar?”. Podem ser enviadas em forma de textos, fotos e vídeos para o e-mail secretariafbssan@gmail.com ou por mensagem para o Facebook do Fórum. As respostas mais criativas serão integradas à campanha. O FBSSAN convida seus membros e parceiros a aderirem à campanha, divulgando em suas redes (site, facebook).


Para participar da campanha, acesse www.facebook.com.br/fbssan

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