Pular para o conteúdo principal

EFA Bontempo recebe equipe da Secretaria Executiva do CONSEA-MG





Um encontro emocionante. Foi assim a visita de Dom Mauro Morelli aos alunos da Escola Família Bontempo(EFA), situada na Comunidade do Brejo, Zona Rural de Itaobim, no dia 4 de junho.

A EFA, que já formou mais de 300 alunos em seus 12 anos, por pouco não perde o espaço onde foi instalada. A instituição recebeu uma ordem de despejo da justiça, na qual foi concedida à Fundação BD, a reintegração de posse das terras cedidas em contrato de comodato. 

Foram inúmeras as demonstrações de apoio e solidariedade e o CONSEA-MG não poderia agir diferente. Em 2011, Dom Mauro enviou um ofício ao governador Antonio Anastasia solicitando uma atenção especial do governo sobre a situação da Escola Agrícola. Em abril de 2012, a Secretaria Estadual de Educação  decretou a desapropriação do local, declarando  a área como de utilidade pública e garantindo o funcionamento da EFA Bontempo em Itaobim.    

Segundo Dom Mauro, ele pôde perceber no olhar de cada estudante a vontade  de  vencer todos os desafios para se manterem no campo. “Pouco adianta defendermos a segurança alimentar se não pudermos contar também com os agricultores familiares e com o esforço de cada um desses alunos, que mesmo enfrentando tantas dificuldades, frequentam a escola. O agricultor não tem ideia da sua importância no nosso mundo. Eles tem a consciência dessa maravilha da terra, da natureza, do meio ambiente. Sem os agricultores não somos nada”, comentou. 

O prefeito de Palmópolis e presidente da Associação Escola Família Agrícola do Médio e Baixo Jequitinhonha, Alcídio Alves da Silva, disse que a presença de Dom Mauro na EFA Bontempo, é um incentivo para os alunos. “Queremos estreitar as relações com o CONSEA-MG e ajudarmos no que for possível na Segurança Alimentar do Estado”, ressaltou.
Os estudantes fizeram uma apresentação simbólica, com a participação também da diretoria da escola e agricultores familiares. Logo depois foi servido um lanche preparado os produtos colhidos na horta da escola e que foram plantados se colhidos pelos estudantes. 

A EFA oferece aos moradores de 23 municípios da região o Curso Técnico em Agropecuária de nível médio (para filhos de agricultores familiares), o  Curso de Formação para as Famílias Associadas, Curso e oficinas de capacitação Básica para jovens e adultos em geral e as visitas técnicas de assessoria às famílias e comunidades envolvidas no projeto.  













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª