Pular para o conteúdo principal

CEDRAF realiza etapas da 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável



Uberaba sediará, nos dias 25 e 26 de julho, a etapa preparatória para a 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais. O evento está sendo coordenado pela Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRAF-MG).  No primeiro dia de evento é realizado o Encontro de Conselhos de Desenvolvimento rural e no segundo dia é a vez da Conferência Intermunicipal. 

Ao todo serão realizadas seis Conferências Intermunicipais (de julho a agosto) nas regiões onde não há territórios homologados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA): Norte de Minas, Rio Doce, Triângulo e Alto Paranaíba, Sul de Minas, Zona da Mata e Central, no período da segunda quinzena de julho a agosto. 

Cada Conferência Intermunicipal realizada indicará seis delegados para a Conferência Estadual, respeitando os critérios de representação, sendo 1/3 do poder público, 2/3 da sociedade civil, paridade de gênero e a cota de 20% de jovens.

Os próximos encontros serão realizados em Montes Claros (1º e 2 de agosto); Governador Valares ( 8 e 9 de agosto); e em Viçosa, nos dias 15 e 16 de agosto.

CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS:


Paralelamente, o CEDRAF-MG realizará as Conferências Territoriais (também em julho e agosto) nos 12 Territórios homologados pelo MDA: Alto Jequitinhonha, Médio Jequitinhonha, Baixo Jequitinhonha, Alto Rio Pardo, Noroeste, Serra Geral, Sertão de Minas, Vale do Mucuri, Serra do Brigadeiro, Alto do Suaçuí, São Mateus e Rio Doce.  

Estas etapas serão organizadas pela Comissão Organizadora Territorial, com o apoio da Comissão Organizadora Estadual, e são de responsabilidade da Delegacia Federal do MDA e dos Colegiados Territoriais.

A primeira delas acontece nos dias 22 e 23 de julho em Paracatu (Região Noroeste); nos dias 24 e 25 de julho será a vez de Uberaba (Triângulo Mineiro); dia 26 será a vez de Taiobeiras, no Alto Rio Pardo e nos dias 29  30, em Teófilo Otoni, Vale do Mucuri. Em agosto, serão realizadas nas cidades de Diamantina, Araçuaí, Almenara, Augusto de Lima, Santa Maria do Suaçuí,  São Félix de Minas, Porteirinha, Governador Valadares e Divino.  

A Conferência Estadual será realizada na segunda quinzena de Setembro de 2013, na região metropolitana de Belo Horizonte, com data e local ainda a confirmar.

Para esta etapa participarão, além dos delegados eleitos nas Conferências Intermunicipais e Territoriais, os delegados setoriais e convidados conforme o Regulamento da II CEDRSS, aprovado pelo CEDRAF MG no dia 27 de maio de 2013.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª