Pular para o conteúdo principal

Ação Fome Zero prorroga o prazo de inscrição para a 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar



  
 
A organização da sociedade civil de interesse público Ação Fome Zero (AFZ) prorrogou o prazo das inscrições na 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Desde 2004, o Prêmio busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e, sobretudo, eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo governo federal há quase sessenta anos.

O Prêmio é uma atividade do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, cujo objetivo é desenvolver ações para garantir que os recursos públicos destinados à alimentação escolar sejam efetivamente gastos em alimentação de qualidade, em quantidade e regularidade adequadas, para todos os alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino.

Em nove edições do Prêmio, a AFZ recebeu mais de 2.800 inscrições de prefeituras de todo o Brasil e já premiou 118 municípios localizados nas cinco regiões brasileiras. O processo de premiação é regionalizado e envolve diversas etapas, tais como: avaliação do formulário de inscrição e de toda a documentação enviada, análise do cardápio oferecido aos alunos, visitas técnicas aos municípios mais bem avaliados e definição dos premiados por uma Comissão Julgadora formada por profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a questão da alimentação escolar.

Ao longo de todo esse processo, um conjunto interligado de critérios é levado em consideração, tais como: qualidade dos cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização profissional das merendeiras, valorização da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, aquisição de gêneros alimentícios orgânicos e da sociobiodiversidade, atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), desenvolvimento de projetos e ações, entre outros.

Neste ano, serão cinco categorias de premiação por região do País: Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional, Valorização Profissional das Merendeiras, Valorização da Agricultura Familiar e/ou do Empreendedor Familiar Rural, Participação Social, Merenda Indígena e/ou Quilombola. Todos os inscritos também poderão concorrer na categoria Merenda com Produtos Orgânicos e/ou da Sociobiodiversidade.

Ao se inscreverem no Prêmio, as prefeituras demonstram seu compromisso com a execução do PNAE e contribuem para que AFZ possa traçar um panorama da alimentação escolar no Brasil. Todas as prefeituras inscritas recebem um Certificado de Participação, um exemplar do Boletim de Desempenho, publicação com os resultados gerais da premiação, e um Boletim de Desempenho Individualizado, no qual o município pode analisar qual foi seu desempenho no Prêmio na perspectiva da região onde está localizado e do País. 

Além disso, os projetos desenvolvidos pelas prefeituras podem ser publicados no Observatório, banco de dados e de experiências que fica hospedado do portal da AFZ, fazendo parte de um acervo de exemplos que podem ser consultados por todos os municípios e por outros países que copiam o programa de alimentação escolar brasileiro.

As prefeituras premiadas são homenageadas durante uma cerimônia que acontece no final do ano em Brasília (DF) com a presença de Ministros de Estado, autoridades públicas e empresários de grande notoriedade nacional.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal www.acaofomezero.org.br até o dia 7 de junho de 2013.
Inscrições pelo portal www.acaofomezero.org.br de 4 de março a 7 de junho 2013


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª