Pular para o conteúdo principal

Associações de municípios serão parceiras do Estado para cumprir os Objetivos do Milênio


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), promoveu na terça-feira (12), no Palácio Tiradentes, a quinta reunião de trabalho do Programa de Revitalização e Fortalecimento das Associações Microrregionais. O encontro foi presidido pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho e contou com a presença de representantes das 42 Associações de Municípios do Estado.
A reunião contou com a presença do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), Dom Mauro Morelli, do secretário executivo Waldeci Campos, das assessoras técnicas Joaquina Júlia e Rose Santana e da secretária executiva do Comitê Temático de Segurança alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), Jacqueline Junqueira. 
Durante o evento, foi apresentada às Associações proposta de parceria para incentivar os municípios do Estado a alcançar os Objetivos do Milênio desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e, cujo, o governo de Minas repactuou em 2012, propondo metas mais ousadas aos oito “Objetivos” já existentes e criando uma nona meta relacionada à Segurança Pública.

A parceria visa incentivar as Instituições que representam os municípios mineiros que realizem um levantamento regional dos Objetivos que ainda não apresentam resultados satisfatórios. Com esse diagnóstico o governo de Minas vai agir de forma a priorizar ações que possam melhorar estes indicadores e podendo assim cumprir estas metas até 2015. 
Minas Gerais foi o primeiro Estado do mundo a repactuar com a ONU os objetivos, uma vez que já tinha cumprido as metas estabelecidas antes do prazo estabelecido pela entidade. Com isso Minas Gerais tem até o ano de 2015 para cumprir estas novas exigências estabelecidas.

Combate à miséria

Além da proposta da parceria com as Associações de Municípios para fortalecer o cumprimento dos Objetivos do Milênio, a reunião também contou com a apresentação das ações do CONSEA-MG feitas por Dom Mauro Morelli.
Ele ressaltou a importância da parceria dos municípios no pacto para a erradicação da miséria no Estado.
“Esse é um momento muito importante para todos nós. Avançamos bastante nesse processo, porém a desnutrição infantil ainda é muito gritante. Sabemos que não se resolve em poucos anos um problema crônico que já dura mais de 500 anos, mas temos que trabalhar na base que são os municípios”, comentou.

Dom Mauro  convidou aos associados a participar do lançamento do Seminário Cultivar, Nutrir e Educar que acontecerá em quatro regiões a começar pelo Centro Oeste nos dias 20 e 21 de março. Serão realizadas também quatro oficinas, beneficiando ao todo 130 municípios. Além disso, o CONSEA-MG realizará seis grandes encontros ao longo do ano nas suas 25 regionais. “Buscaremos parceria com as associações, instituições de ensino, entidades e instituições, com o intuito de conhecer melhor as regiões”, explicou.

FONTE: Com informações da Sedru

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª