Pular para o conteúdo principal

Bispo visita Divinópolis para discutir ações e projetos de segurança alimentar


23/10/2012
Por: Mariana Gonçalves

Divinópolis recebe hoje a visita do Bispo Emérito da Diocese de Duque de Caxias, e presidente do Conselho de Segurança  Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, Consea-MG, Dom Mauro Morelli.


A visita visa discutir uma proposta para que seja realizado o diagnóstico da segurança alimentar e nutricional na região Centro-Oeste. O encontro será realizado no campus da Funedi, que fica na Avenida Paraná 3001, de 10h às 16h. Já às 14h, Dom Mauro e o presidente da Funedi Gilson Soares, se reunirão com os produtores rurais de Divinópolis, no auditório da instituição.


De acordo Fernanda Maria Francisqueta Rocha, docente da Funedi. “A visita de Dom Mauro a cidade tem o objetivo de dar continuidade a uma negociação anterior. A Funedi foi visitada por Dom Mauro, buscando uma parceria para se fazer o diagnóstico de toda a região coberta pela  Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da nossa região Centro Oeste, CRESANS. Onde atendemos 55 municípios, então  o Dom Mauro veio com a intenção de  firmar  esse contrato, firmar essa parceria”conta.


Com a visita do Bispo, os planos para o desenvolvimento desse diagnóstico poderão sair do papel. A expectativa é que os profissionais do Instituto de Pesquisa da Funedi comecem os trabalhos no início do ano que vem. “ Já temos um plano de ação, esse plano está sendo construído de forma democrática junto com os produtores. Então é um diagnóstico participativo,  entregamos o plano de ação, ou seja, o cronograma do que vamos fazer agora em novembro. Para que possamos  iniciar as visitas de campo a partir de fevereiro de 2013”ressalta Fernanda Maria.


Em outras ocasiões o Bispo esteve na cidade para conhecer mais sobre a instituição no qual ele pretendia fechar a parceria. De acordo com a professora Fernanda Maria que conversou com a equipe de reportagem da Gazeta. “Ele conheceu a Funedi viu qual era a atuação da instituição na região  e decidiu junto ao Governo do Estado que essa seria a instituição que  irá fazer esse diagnostico produtivo”finaliza.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e