Pular para o conteúdo principal

CONSEA-MG REALIZA OFICINA DE CAPACITAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NOS DIAS 13 E 14 DE AGOSTO








As estratégias de implementação do Programa Estruturador "Cultivar, Nutrir Educar", assim como a sua implementa-ção na educação, o fortalecimento da agricultura alimentar e as estratégias nu-tricionais de promoção à saúde serão tema do curso de Formação Continuada do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG). O encontro será realiza-do nos dia 13 e 14 na Casa de Retiro São José, que fica no bairro Dom Bosco, em Belo Horizonte.
A oficina será ministrada aos conselhei-ros, coordenadores das Comissões Re-gionais de Segurança Alimentar e Nutri-cional Sustentável (CRSANS) e repre-sentantes dos comitês gestores locais do programa. Dentre os objetivos estão a construção de uma agenda de interlo-cução entre os conselhos, assim como traçar as diretrizes e delineamentos para a construção do monitoramento partici-pativo pelos conselhos.
O primeiro dia do encontro contará com a palestra do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, com o tema "Ações de sustentabilidade do SISEMA, alinhadas com iniciativas de erradicação da pobreza e combate à fome".
No dia 14, serão proferidas palestras pelas gestoras do programa: a secretária execu-tiva do CTSANS, Jacqueline Junqueira; Valeria Monteiro, gerente do processo e representante da Secretaria de Educação; a representante da Subsecretaria de Agri-cultura Familiar (SAF) e gerente do proje-to, Ignes Botelhos e da Secretaria de Saú-de e Maria Flávia Bracarense..
Serão apresentados ainda os mecanis-mos de monitoramento do PECNE pela Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAG) e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro contará também com representantes dos Conselhos da Criança e Adolescente, Saúde, Assistência Social, Alimentação Escolar, Educação, Economia Popular Solidária, Promoção da Igualdade Raci-al, Desenvolvimento Sustentável e Co-mitês Gestores Locais.
No dia 15, será realizada a 2ª Plenária Or-dinária do Conselho de Segurança Alimen-tar e Nutricional Sustentável de Minas Ge-rais (CONSEA-MG). A plenária terá como pauta a apresentação dos novos conse-lheiros e coordenadores, o curso de for-mação continuada que deverá ser realiza-do em setembro, entre outros assuntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e