Pular para o conteúdo principal

Vila da Agricultura Familiar na Superagro 
traz a BH produtos do campo



Atividade de destaque no Estado, a agricultura familiar responde por expressiva produção agrícola, reunindo aproximadamente 1,2 milhão de pequenos agricultores. A Superagro 2012 é uma oportunidade de apresentar esses produtos para consumidores e empresas de atacado e varejo. Na Vila da Agricultura Familiar, espaço especialmente destinado ao setor, os agricultores poderão realizar novos negócios, ampliando sua participação no mercado.

Para o público, a Vila traz a oportunidade de conhecer, degustar e comprar as delícias do campo, algumas revisitadas em receitas que valorizam a cultura e a culinária mineira. Destaque para os produtos do agroextrativismo, que serão inclusive matéria-prima para as receitas da Cozinha Experimental, em nove oficinas destinadas ao público e aos produtores. 

Uma das novidades desta edição é o destaque de alguns produtos em ilhas individuais, reunindo produtos orgânicos, queijos, agroindústria e agroextrativismo. As reservas indígenas das tribos maxacali e tapajós de Carmésia, Ladainha, Açucena e Santa Helena apresentarão peças em artesanato, bijuterias e objetos de decoração.  Além disso, a vila contará com a participação da Cooperativa dos Piscicultores do Alto Médio São Francisco, de Morada Nova, que produzem filé de peixe. Será realizado na vila, ainda, o 6º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

A ilha destinada aos produtos do agroextrativismo apresentará ainda uma sorveteria, que vai utilizar alguns frutos do cerrado como coquinho azedo, pequi, cagaita e cajá-manga. Pouco conhecidos para os paladares urbanos, os produtos e sabores apresentados na vila prometem cair no gosto de todos os mineiros e incorporar mais um pouco do campo à capital.

A Vila da Agricultura Familiar terá a produção de cerca de 200 produtores de diversas regiões, distribuídos entre os 42 estandes que compõem a vila - quase o dobro do ano anterior. “Todos os produtores representados possuem a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), requisito que os caracteriza como agricultores familiares e fornece subsídios para a atividade. Isso permite também que seus produtos sejam registrados e tenham alvará sanitário, uma garantia de segurança alimentar”, informa a Assessora Técnica da Subsecretaria de Agricultura Familiar, Ignes Botelho. Os agricultores participarão também das palestras técnicas “Novas Regras para Habilitação Sanitária na Agricultura Familiar” e “Agricultura Familiar e o ICMS em Minas Gerais”.

“A participação num evento do porte da Superagro é uma demonstração da mudança de visão que tem ocorrido na produção dos agricultores familiares. Mais que propiciar e estimular o mercado, é uma oportunidade de apreciação e valorização do produto pela sua qualidade e valor nutritivo. Isso, consequentemente, gera negócios futuros”, enfatiza Ignes.

A Vila da Agricultura Familiar acontece entre 7 e 10 de junho, no Pavilhão Expominas, dentro da programação da Superagro 2012. A Superagro será realizada de 3 a 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira /Expominas, em Belo Horizonte.  A realização é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª