Pular para o conteúdo principal

'Hortas escolares' são incentivadas em Araxá, MG

Do G1 Triângulo Mineiro

Plantação de horta é incentivada nas escolas  (Foto: Reprodução/ Tv Integração)
Plantação de horta é incentivada nas escolas
(Foto: Reprodução/ Tv Integração)
 

Universitários do primeiro período do curso de agronomia de uma instituição particular de Araxá, no Alto Paranaíba, saem da sala de aula para terem contato direto com a terra. O projeto “Hortas escolares” já foi implantado em cinco instituições da cidade e também de Perdizes e Ibiá, ambas no Alto Paranaíba. O projeto envolve cerca de dois mil alunos da rede pública da cidade.
Além de enriquecer a merenda, a atividade transforma pequenos espaços em locais de aprendizado para todas as idades. O resultado da mudança de hábito reflete na saúde dos alunos.
“Aprendendo desde cedo a plantar os próprios alimentos, as crianças tomam gosto e aprendem, inclusive, a comer verduras e legumes”, explicou a supervisora pedagógica Renata das Graças Batista.

O estudante de agronomia Rafael Augusto Machado se sente em casa. Ele ensina peculiaridades das plantas. “A terra fofa e a muda sadia são suficientes para a natureza fazer a parte dela. Um maracujá, por exemplo, demora cerca de quatro meses para produzir”, orientou.
Em uma creche de Araxá a horta é cercada por brinquedos. Nos espaços verdes, as crianças aprendem lições sobre a agricultura e sobre como mudar realidades no ambiente escolar.
“Antes o espaço era todo coberto por mato e agora é uma área produtiva”, disse a diretora Carmem Helena Chaves Dourão.
saiba mais

Em média, são 13 culturas em cada horta. Entre as plantações estão rabanete, cenoura e alface.
“Cada instituição planta de acordo com o espaço que tem. Normalmente, cada uma oferece mais de 10 opções”, disse o estudante Diego Santos Rezende.
Para o coordenador do curso de agronomia, José Carlos da Silva, a atividade serve de lição para pessoas que têm pouco espaço até mesmo em casa. “Basta adequar o espaço”, comentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª