Pular para o conteúdo principal

Capelinha sedia lançamento do Programa “Cultivar, Nutrir e Educar”



Capelinha receberá o último lançamento do Programa Estruturador “Educar, Nutrir e Educar”. O lançamento acontecerá nos dias 30 e 31 de maio no Galpão Cultural Maria Odeth Sampaio, anexo ao Parque de Exposições. Participam do encontro os representantes dos municípios de Aricanduva, Berilo, Chapada do Norte, Malacacheta, Minas Novas, Poté, Setubinha, Teófilo Otoni e Turmalina.

O evento está sendo executado pela Secretaria Geral da Governadoria por meio da Secretaria Executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional (CTSANS), Secretaria de Estado da Educação (SEE) através da Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional, Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF/SEAPA). O programa será implementado inicialmente em 45 municípios nas regiões Norte de Minas, Zona da Mata, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

O Programa Estruturador “Cultivar, Nutrir e Educar” foi criado pelo Governo de Minas Gerais para garantir o direito humano á alimentação saudável, adequada e solidária para os alunos da rede pública de ensino do Estado. As ações do programa irão promover a educação alimentar e nutricional e fortalecer a alimentação escolar. Ao mesmo tempo apoiar a produção, beneficiamento e comercialização de alimentos da agricultura familiar para o abastecimento das escolas.

Segundo a secretária executiva do CTSANS e gerente do programa, Jacqueline Junqueira, além de apresentar o programa, o seminário visa promover a interlocução com os atores locais envolvidos (sociedade civil e governo) para implementação das ações nos municípios que iniciarão o programa em 2012.

“Queremos informar às instituições e parceiros locais sobre o detalhamento das ações a serem desenvolvidas pelo programa, que de forma intersetorial e participativa serão inseridos no planejamento e execução nos municípios. Desta forma, esperamos sensibilizar, construir compromisso e efetivar a adesão dos atores envolvidos no programa, socializando as informações técnicas para incentivar a formação do Comitê Gestor locais. Este será um articulador fundamental para atender as necessidades específicas de cada município”, ressaltou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª