Pular para o conteúdo principal

IPATINGA SEDIA SEMINÁRIO REGIONAL DO PROGRAMA CULTIVAR, NUTRIR E EDUCAR

Abertura do Seminário Regional do Programa Estruturador em Taiobeiras

 
Ipatinga sedia, nos dias 25 e 26 de abril, o Seminário Regional do Programa  Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar. Esse é segundo dos quatro encontros que serão realizados no Estado. Os próximos serão realizados em Viçosa (dias 9 e 10 de maio) e em Capelinha (nos dias 30 e 31 de maio).  O encontro envolverá a participação de 10 municípios da região do Rio Doce.
O primeiro dia do evento terá palestras do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG) - que abordará o tema “Binômio Educação e Nutrição: Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária” – e a secretária executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Jaqueline Junqueira. Ela apresentará o “Programa Cultivar, Nutrir e Educar”. 
Os desafios da execução da Lei 11.947/09 serão apresentados pelo Superintendente de Agricultura Familiar da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), José Antônio Ribeiro (T’sé). Logo em seguida, será apresentado o tema “Processo da Alimentação”, pela gerente de Processo da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Valéria Monteiro. 
Serão apresentados ainda o “Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar, pela gerente de Projeto da SAF, Ignes Botelho Figueiredo Marias  e as “Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde, pelo gerente de projeto da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Marcelo Mascarenhas Corrêa.
O evento está sendo executado pela Secretaria Geral da Governadoria por meio da Secretaria Executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional (CTSANS), Secretaria de Estado da Educação (SEE) através da Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional, Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde e  Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF/SEAPA).


Programa

O Programa Cultivar, Nutrir e Educar tem por objetivo Garantir o Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária, contemplando o binômio Educação e Nutrição para os alunos das escolas públicas estaduais de educação básica, potencializando a alimentação escolar, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a educação alimentar e nutricional.
Segundo a secretária executiva do CTSANS, Jacqueline Junqueira, além de apresentar o programa, o seminário visa promover a interlocução com os atores locais envolvidos (sociedade civil e governo) para implementação das ações nos municípios que iniciarão o programa em 2012.



O Programa tem como estratégia a articulação entre as Secretarias de Estado executoras e demais órgãos e setores envolvidos, por meio de execução de ações das seguintes vertentes: fomento à produção de alimentos saudáveis, adequados e solidários, provenientes da agricultura familiar para o abastecimento da Rede Pública Estadual de Ensino;
O atendimento parcial as necessidades nutricionais dos alunos, de acordo com o tempo de permanência na escola; a promoção da educação alimentar e nutricional; a identificação de distúrbios nutricionais e encaminhamento para atenção básica e a promoção de ações educativas em vigilância sanitária de alimentos.      


QUADRO

LOCAL E DATA

Região Médio Rio Doce: Ipatinga – 25 e 26 de abril
Auditório da Prefeitura Municipal de Ipatinga
Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100- Centro. 7º andar

Região Zona da Mata: Viçosa- 09 e 10 de maio
Região Jequitinhonha/Mucuri: Capelinha – 30 e 31 de maio


PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

1° Dia - Lançamento do Programa
Tarde
12 às 14 horas – Credenciamento
14 às 15 horas – Abertura (representantes SGG, SEE, SES, SEAPA, Prefeitura e Câmara Municipal (local), CONSEA MG, FETAEMG, FETRAF).
15 às 15h30 – Binômio Educação e Nutrição: Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária
Palestrante: Dom Mauro Morelli
15h30 às 16 horas – Apresentação do  Programa Cultivar Nutrir e Educar
Palestrante: Jaqueline Junqueira – Gerente do programa
16 às 17h30 – Esclarecimentos
17h30 às 18 horas – Café
18 horas – Encerramento

2° Dia– Oficina Técnica
Manhã
8 às 8h20 – Desafios da execução da Lei 11.947 de 2009
Palestrante: Jose Antônio Ribeiro
8h20 às 8h40 – Estratégias de implementação do Programa Estruturador Cultivar Nutrir e Educar
Palestrante: Jaqueline Míriam Maciel Junqueira – Gerente do Programa
8h40 às 9 horas – Café
9 às 9h20 – Processo: Alimentação Escolar
Palestrante: Valeria Monteiro – Gerente do Processo
9h20 às 9h40 – Projeto: Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar.
Palestrante: Ignes Botelho Figueiredo Matias – Gerente do Projeto
9h40 às 10 horas – Projeto: Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde.
Palestrante: Marcelo Mascarenhas Corrêa – Gerente do Projeto
10 às 11 horas – Esclarecimentos
11 às 12 horas – Almoço

Tarde
12 às 14h30 – Trabalho de grupo  – Apresentação do Manual Operacional e Orientação para formação do comitê gestor local em cada município.
Organização dos participantes em grupos de trabalho.
Coordenação: representante da SGG, SEE, SES e SEAPA
14h30 às 15 horas – Café
15 às 16h30  – Plenário de encaminhamentos e agenda de compromissos
16h30 – Encerramento

Municípios que participarão do encontro:

Belo Oriente
Bom Jesus do Galho
Caratinga
Iapu
Inhapim
Ipaba
Ipatinga
Mesquita
Periquito
Tarumirim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª