Pular para o conteúdo principal

CONSEA-MG se reúne com conselheiros de Ipatinga

Ipatinga, a 210 quilômetros de Belo Horizonte, vem se esforçando em implantar no município uma política pública expressiva voltada para a agricultura familiar, fortalecendo assim, a alimentação escolar nas escolas públicas.  

Mesmo sendo uma cidade tipicamente voltada para o comércio e a indústria, ela se destaca no cumprimento da lei 11.947 de 2006 da Alimentação Escolar,  que estabelece o mínimo de 30% na compra de alimentos da agricultura familiar para o abastecimento das escolas públicas. São adquiridos mais de 56% dos produtos e com a contrapartida do município.

Esse foi um dos assuntos abordados hoje (25 de abril), durante uma reunião que contou com  a participação de representantes das secretarias municipal de Saúde, Educação, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico,  dentre outros. A reunião foi realizada no gabinete da Prefeitura de Ipatinga.

Segundo o assessor técnico do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), Bruno Mello, o encontro foi importante para conhecer a atuação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, assim como as articulações com os demais conselhos de políticas públicas. “É importante nos reunirmos e trocarmos experiências exitosas, reforçando também a necessidade de divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui”, comentou.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Euza Maria Lopes Abelha, ressaltou que  os municípios de Inhapim e Iapu têm sido fundamentais para o abastecimento do mercado regional com os produtos da agricultura familiar e a prefeitura de Ipatinga tem feito inúmeras parcerias.

O secretário executivo do CONSEA-MG, Walney de Souza Martins elogiou os trabalhos que veem  sendo desenvolvidos pelo Conselho Municipal e ressaltou a importância das parcerias. “É preciso estimular o sociativismo e a coletividade para reforçar os programas que são desenvolvidos no município”, destacou.

Segundo os representantes da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Ipatinga (SESANS), estão em fase de implantação o Banco de Alimentos, um projeto de Educação Alimentar e das cozinhas comunitárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª