Pular para o conteúdo principal

Blog do CRSANS TRIÂNGULO 2                                                                                      

IPATINGA SEDIA SEMINÁRIO REGIONAL DO PROGRAMA CULTIVAR, NUTRIR E EDUCAR



Ipatinga sediará, nos dias 25 e 26 de abril, o Seminário Regional do Programa Estru-turador Cultivar, Nutrir e Educar. Esse será o segundo dos quatro encontros que acon-tecerão no Estado. Os próximos serão rea-lizados em Viçosa (dias 9 e 10 de maio) e em Capelinha (nos dias 30 e 31 de maio). O encontro envolverá a participação de 10 municípios da região do Rio Doce.
O primeiro dia do evento terá palestras do presidente do Conselho de Segurança Ali-mentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG) - que abordará o tema “Binômio Educação e Nutrição: Direi-to Humano à Alimentação Saudável, Ade-quada e Solidária” – e a secretária executi-va do Comitê Temático de Segurança Ali-mentar e Nutricional Sustentável, Jaqueli-ne Junqueira. Ela apresentará o “Programa Cultivar, Nutrir e Educar”.
Os desafios da execução da Lei 11.947/09 serão apresentados pelo Superintendente de Agricultura Familiar da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), José Antônio Ri-beiro (T’sé). Logo em seguida, será apre-sentado o tema “Processo da Alimentação”, pela gerente de Processo da Secretaria Es-tadual de Educação (SEE), Valéria Monteiro.
Serão apresentados ainda o “Fortalecimento da Agricultura Familiar pa-ra o Abastecimento Alimentar, pela gerente de Projeto da SAF, Ignes Botelho Figueire-do Marias e as “Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde, pelo gerente de projeto da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Marcelo Mascarenhas Corrêa.
O evento está sendo executado pela Se-cretaria Geral da Governadoria por meio da Secretaria Executiva do Comitê Temáti-co de Segurança Alimentar e Nutricional (CTSANS), Secretaria de Estado da Edu-cação (SEE) através da Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional, Secretaria de Estado da Saúde (SES) atra-vés da Subsecretaria de Vigilância e Prote-ção à Saúde e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Subsecretaria de Agricultura Fa-miliar (SAF/SEAPA).
PROGRAMA
O Programa Cultivar, Nutrir e Educar tem por objetivo Garantir o Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Soli-dária, contemplando o binômio Educação e Nutrição para os alunos das escolas públi-cas estaduais de educação básica, poten-cializando a alimentação escolar, fortale-cendo a agricultura familiar e promovendo a educação alimentar e nutricional.
Segundo a secretária executiva do CT-SANS, Jacqueline Junqueira, além de a-presentar o programa, o seminário visa promover a interlocução com os atores lo-cais envolvidos (sociedade civil e governo) para implementação das ações nos muni-cípios que iniciarão o programa em 2012.
O Programa tem como estratégia a arti-culação entre as Secretarias de Estado executoras e demais órgãos e setores envolvidos, por meio de execução de a-ções das seguintes vertentes: fomento à produção de alimentos saudáveis, ade-quados e solidários, provenientes da a-gricultura familiar para o abastecimento da Rede Pública Estadual de Ensino; o atendimento parcial às necessidades nu-tricionais dos alunos, de acordo com o tempo de permanência na escola; a pro-moção da educação alimentar e nutricio-nal; a identificação de distúrbios nutricio-nais e encaminhamento para atenção básica e a promoção de ações educati-vas em vigilância sanitária de alimentos.


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e