Pular para o conteúdo principal
   
18/04/2012 12h56 - Atualizado em 18/04/2012 12h56

Alunos com restrições recebem lanche diferenciado em Uberlândia, MG

Nutricionistas atendem alunos que têm algum tipo de alergia ou doença

Do G1 Triângulo Mineiro
Merenda é servida de acordo com a necessidade de cada criança (Foto: Reprodução/TV Integração)
Merenda é servida de acordo com a necessidade
de cada criança (Foto: Reprodução/TV Integração)
 
O Programa Municipal de Merenda Escolar oferece um lanche diferenciado para crianças, em Uberlândia. Nutricionistas atendem de forma nivelada aquelas que têm alguma restrição alimentar ocasionada por algum tipo de alergia ou doença e não podem receber o mesmo lanche que as demais.
Segundo a diretora Adriana Mariano, para que nenhuma criança seja excluída as escolas de educação infantil estão preparando cardápios específicos que atendam todos os alunos. “Para cada restrição da criança nós temos o cuidado de preparar uma refeição que atenda suas necessidades. Colocamos a criança separada das demais, que também necessitam de uma alimentação diferenciada, para ela não se sentir excluída”, explicou.
A filha de Nádia Ribeiro, de apenas dois anos, adora comer bolo no lanche, mas devido à intolerância a lactose não pode ingerir nada que tenha leite. “Ela fica com o corpo todo empolado e com febre e como começa a fechar as amídalas ela tem que tomar o antialérgico ou correr para o médico”, disse.
De acordo com a diretora do programa municipal de merenda, Julieta Carvalho, o trabalho envolve todos da escola. “O nome da criança fica afixado na cantina com as restrições que ela tem e as orientações são passadas pela nutricionista para a merendeira na hora de fazer o lanche”, disse.
A cozinheira Erivânia Silva disse que o projeto é um alívio. “Eu trabalho tranquila por que eu sei que deixando minha filha na escola ela vai ser bem alimentada e com a restrição que ela necessita”, comentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª