Pular para o conteúdo principal

Conselho de Segurança Alimentar toma posse

José Francisco Garcia foi reeleito e vai presidir o Conselho pela segunda vez, representando o Comitê Cidadania Contra a Fome
Robson Gomes dá posse ao Conselho: “Ações em favor da melhoria de vida daqueles que mais necessitam”

IPATINGA - O Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Ipatinga (Consea) tomou posse na última terça-feira (27) para o mandato 2012/2014. A solenidade foi presidida pelo prefeito Robson Gomes da Silva (PPS) na sala de reuniões da Prefeitura de Ipatinga. José Francisco Garcia foi reeleito e vai presidir o Conselho pela segunda vez, representando o Comitê Cidadania Contra a Fome. Como vice foi empossada Alessandra Araújo de Vasconcelos indicada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e como secretária Executiva Lúcia das Neves Fernandes, da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A secretaria Geral foi assumida por Lucigrei Nunes de Souza (representante da Associação Habitacional) e a vice-secretaria, por Thiago Silva de Araújo (da Secretaria Municipal de Saúde).

VISITA

Durante a solenidade, Robson Gomes disse que o Conselho “é um instrumento que possibilita garantir ações em favor da melhoria da vida daqueles que mais necessitam da segurança alimentar” e conclamou a todos os conselheiros a “ampliarem a interlocução entre a sociedade e o governo em busca deste objetivo”.
Ontem (28), o presidente Francisco Garcia liderou uma visita dos conselheiros às instalações do PAA, rua Pedras Bonitas 160, bairro Iguaçu, e ao Restaurante Popular, rua Aimorés s/n, Centro, para “comprovação do acesso regular e permanente à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente para todos”, como assegura o novo presidente do Consea.

COMPOSIÇÃO
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar é constituído por um terço de membros governamentais e dois terços da sociedade civil. Também tomou posse a Comissão Fiscalizadora do Consea, constituída por Amantino Onésimo de Freitas (Sesuma), Elizabeth Moraes dos Reis (Grupo de Apoio aos Soropositivos-Gasp) e José Eudes Chaves Gandra.
Os demais membros foram indicados pela Secretaria Municipal de Educação, Caixa Econômica Federal, Sindicato dos Produtores Rurais, Faculdade Pitágoras, Central de Movimentos Populares, Associação Comercial (Aciapi), Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Sociedade São Vicente de Paula, Aliança Espírita, Igrejas Evangélicas de Ipatinga, Associação das Feiras Livres e Clube de Operadores de Rádio PX Coringa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª