Pular para o conteúdo principal

Alimentos biofortificados serão introduzidos

na alimentação escolar em Minas Gerais

Alimentos biofortificados serão introduzidos na merenda escolar em MG

16/03/12 - 15:46 

Cerca de 50 mil crianças da rede municipal de ensino da cidade de Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata mineira, poderão ser beneficiadas com a introdução de produtos biofortificados na merenda escolar. No total, serão atendidas 129 escolas, sendo 16 localizadas na zona rural, e 39 creches que receberão alimentos como milho, feijão, mandioca e batata-doce com altas concentrações de ferro, zinco e vitamina A.

"Nossa meta é levar as sementes para que os agricultores da região possam multiplicá-las e oferecermos esses alimentos às escolas a partir da próxima safra", explica Airdem Gonçalves de Assis, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Por meio de projetos sociais, como o 'Compra Direta do Agricultor Familiar', poderemos estimular o cultivo de produtos biofortificados, beneficiando agricultores familiares e a população de baixa renda", diz.

O primeiro contato com os produtos biofortificados, segundo o secretário, foi viabilizado por um informativo da Embrapa destinado aos seus funcionários, o jornal "Folha da Embrapa". "Li uma matéria sobre esses alimentos e fiquei muito interessado em levar a tecnologia para o município. Procurei a pesquisadora Marília Nutti (Embrapa Agroindústria de Alimentos; coordenadora do projeto) e fui orientado a procurar a Embrapa Milho e Sorgo, que também está instalada em Minas Gerais", conta.

Uma reunião realizada em Sete Lagoas na última terça-feira, 13, viabilizou a parceria. Técnicos extensionistas da Emater-MG das áreas de agricultura e bem-estar social e agrônomos da secretaria municipal de Agricultura de Juiz de Fora acompanharam a visita do secretário à Embrapa Milho e Sorgo e as primeiras ações já começaram a ser colocadas em prática: serão multiplicadas sementes do milho BR 473, com proteína de alto valor nutricional, o feijão BRS Pontal, as cultivares de mandioca BRS Jari e BRS Gema de Ovo e a batata-doce BRS Beauregard, todos esses produtos com maiores concentrações de nutrientes.

SOBRE O PROJETO - O projeto de biofortificação de alimentos - BioFORT - trabalha o melhoramento genético convencional de alimentos básicos como arroz, feijão, milho, mandioca, feijão-caupi, batata-doce, abóbora e trigo. O objetivo é obter alimentos com maior teor de ferro, zinco e pró-vitamina A para combater a anemia e a deficiência dessa vitamina que podem ocasionar baixa resistência do organismo e problemas de visão.

Em sete anos, pesquisadores de 11 Unidades da Embrapa já conseguiram cultivares de mandioca e de batata-doce com altos teores de betacaroteno (pró-vitamina A) e arroz, feijão e feijão-caupi com maiores teores de ferro e zinco. Aos poucos, essas variedades estão chegando aos roçados das comunidades rurais e escolas de Sergipe, Maranhão e Minas Gerais. Produtos derivados e embalagens que conservam os nutrientes também estão sendo desenvolvidos. Ainda este ano há a previsão de lançamento de uma cultivar de milho com maiores concentrações de vitamina A.

O BioFORT está ligado aos programas HarvestPlus e AgroSalud que formam e financiam redes internacionais de pesquisa em biofortificação de alimentos na América Latina, Ásia e África. O BioFORT é coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) e conta com as seguintes Unidades da Empresa: Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Cerrados (Planaltina-DF), Semi-Árido (Petrolina-PE), Soja (Londrina-PR), Hortaliças (Brasília-DF), Meio-Norte (Teresina-PI), Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA), Trigo (Passo Fundo-RS) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE).

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou nco@cnpms.embrapa.br .



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e