Pular para o conteúdo principal

Assinados decretos de desapropriações de terras para reforma agrária



O Diário Oficial da União do dia 26 de dezembro, publicou os primeiros decretos de desapropriação de terras para reforma agrária assinados pela presidenta Dilma Rousseff.  São 60 fazendas, em 13 estados, um total de 112,8 mil hectares para assentamento de 2.739 famílias sem-terra, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
"Estamos constituindo uma reforma agrária sólida, com possibilidades reais de sucesso", afirmou o ministro Afonso Florence. O ministério formulou os decretos com base em três critérios básicos: valor, capacidade e distância.
O valor das áreas a serem desapropriadas obedece a uma média histórica onde estão situados. Sobre a capacidade, cada área deverá assentar um mínimo de 15 famílias. Quanto às distâncias, as áreas devem estar próximas de estradas e em locais de fácil entrada de políticas públicas, para benefício das famílias assentadas.
De acordo com o ministro, a publicação desse decretos é o terceiro passo em busca do que o MDA considera "reforma agrária responsável". O primeiro passo foi deixar livre do contingenciamento - que atingiu toda a Esplanada dos Ministérios -, R$ 530 milhões do orçamento do Incra destinados à obtenção de terras nesse ano.
Ainda segundo o MDA, o segundo passo foi o reforço da dotação orçamentária de R$ 400 milhões para o Incra, valor aprovado pelo Congresso Nacional em  novembro, para esta mesma finalidade (obtenção de terras para fins de reforma agrária).


Fonte: com informações do MDA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª