Pular para o conteúdo principal

E viva o povo brasileiro!

Frase de encerramento da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Salvador dita pelo chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho

Representando a presidenta da República, Dilma Rousseff, o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou do encerramento da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nesta quinta-feira (10) em Salvador. Em clima de aclamação disse: “E viva o povo brasileiro!”

Carvalho falou sobre a importância da conferência como um espaço privilegiado entre governo e sociedade civil. “Nos oito anos do governo do presidente Lula, tivemos 73 conferências de onde tiramos importantes decisões dos gritos e protestos que foram feitos”. Disse que esses encontros trazem o exercício de ouvir. “A contribuição que essa conferência traz será levada para Brasília, como questões da água, agrotóxicos, agroecologia, indígena, agrária. Queremos permanentemente manter esse diálogo, essa relação que só faz reafirmar esses projetos”, afirmou.

E finalizou: “que todos voltem para seus estados revitalizados e entusiasmados com o nosso projeto para que cada cidadão tenha o seu direito respeitado e a sua cidadania garantida”.  

Maya Takagi, Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), resumiu o encontro como “quatro dias muito intensos, de muitos trabalhos, mas que construímos com colaboração, dedicação, organização e paciência. Fizemos o exercício pleno de prática cidadã”. A secretária se comprometeu em levar para o Governo Federal todas as contribuições, cada palavra, cada crítica e cada avaliação. “Estamos levando para Brasília esse resultado. Isso é um compromisso”.

Laudemir Müller, secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), disse que para construir esse país, é preciso avançar na segurança alimentar e nutricional. “Já avançamos muito na agricultura familiar, na assistência técnica, mas ainda temos muito que fazer na produção com sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Naidison Baptista, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), falou da importância de uma construção coletiva. “Essa conferência traz um documento político aprovado por aclamação porque veio das nossas práticas, das nossas conferências. É o resultado da discussão de 75 mil pessoas que participaram desde as conferências municipais”.

Representando os quilombolas e pescadores, Xifronésia dos Santos, do estado de Sergipe, cantou em nome do povo negro: “são 500 anos em nome do povo negro e os quilombos sem saúde e educação. Tem que haver mudança em toda sociedade. Essa luta é nossa, é a luta do povo. É nos quilombos que constrói um Brasil novo”. E encerrou: Essa luta aqui é por um amanhã melhor”.

Às 20h30, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, encerrou a conferência.

Conferência – De 7 a 10 de novembro, no Centro de Convenções em Salvador, duas mil pessoas entre delegados, convidados e observadores discutiram a alimentação adequada e saudável como direito de todos os brasileiros. O debate resultou em uma declaração final e um documento político.

Fonte: site MDS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª