Pular para o conteúdo principal

Para Dom Mauro Morelli, pescado é estratégico para segurança alimentar


Personalidade reconhecida internacionalmente pelo trabalho no combate à fome, Dom Mauro Morelli, presidente do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) de Minas Gerais e Bispo Emérito de Duque de Caxias, acredita que a produção de peixes é estratégica para garantir segurança alimentar e mudanças sociais significativas no Brasil.

Contrariando a classificação dos projetos de combate à fome como “políticas assistenciais”, Dom Mauro defende a integração da produção pesqueira e aquícola a programas sociais de fôlego, que signifiquem alimento de qualidade às populações e garantias de renda às famílias. “Assistência é transitória. Alimentação é direito básico, não é favor. Não temos políticas de segurança alimentar por ter pena. Devemos fazer por vergonha de ver crianças morrerem de fome”, criticou. Em sua conferência no I Pense Pesca, nesta quarta-feira (14), em Florianópolis, Dom Mauro apresentou o que considera uma “sequência de equívocos” por parte dos governos.

“O grande problema está no fato de que sempre tratamos a produção de alimentos apenas como uma moeda e não conferimos sustentabilidade em relação às fontes de produção desses alimentos. Além disso, nossos governantes preocupam-se com superávit da balança comercial, mas pergunto como isso garante alimento na mesa das pessoas?”, avaliou Dom Mauro.

Ele cita exemplo de projeto desenvolvido por um bispo do Nordeste, onde associações de no máximo 12 integrantes produzem peixes para comercialização. A região, localizada no centro do chamado “Polígono da Maconha”, tem graves problemas sociais que, segundo Dom Mauro, “empurram” centenas de famílias para a produção da maconha. “O projeto foi vitorioso porque garantiu a produção de alimentos para quem precisa e garantiu renda. E isso ocorreu de forma rápida. Em dois anos eles pagaram o investimento feito e garantiram, mensalmente, renda para suas famílias”, explicou.

O peixe, defende Dom Mauro, tem qualidade comprovada cientificamente para a alimentação humana, e é uma proteína cuja forma de produção é menos danosa e representa menos tempo para garantir retornos sociais. “Menos custos, mais preservação e mais qualidade. O pescado representa isso para nossa sociedade. E somos privilegiados pela natureza nesse aspecto; temos água em quantidade, mas é fundamental preservar”, disse.

Defesa da agricultura familiar

Para Dom Mauro, uma das mudanças que deve figurar no horizonte das políticas públicas brasileiras é a priorização ao modelo de produção da agricultura familiar, em detrimento das grandes propriedades rurais, em geral baseadas na monocultura. “Alimentos para garantir vigor e saúde saem da agricultura familiar. E em números, ela é muito mais eficiente do que o agronegócio, além de menos danosa ao meio ambiente”, observou.

As experiências de produção de peixes em pequenas propriedades mostram o acerto na análise de Dom Mauro. Em Santa Catarina, por exemplo, assentados da reforma agrária organizados em associações conseguiram ampliar a industrialização de peixes de água doce em mais de 150% nos últimos três anos, o que significou mais renda para milhares de famílias e também produtos de qualidade à população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª