Pular para o conteúdo principal

Etapa final começa na segunda (24) com 744 inscrições

seminario_feira
As inscrições para a etapa final do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, que começa na próxima segunda-feira (24/10/11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foram encerradas nessa quarta-feira (19), com um total de 744 pessoas inscritas. Entre elas, estão os 245 delegados que vêm das 12 reuniões realizadas no interior do Estado, na chamada etapa de interiorização do seminário.

Fora os delegados que já tinham vaga garantida por terem sido eleitos nas etapas regionais, foram 192 inscrições institucionais e 307 pessoas que se inscreveram individualmente. Ao todo, 249 instituições devem participar da etapa final, em Belo Horizonte. Assessores técnicos e o secretário executivo Marcos Jota, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-MG) também participam dos três dias do evento.

Na etapa de interiorização, foram levantadas 445 novas propostas, além das 90 apresentadas nas Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs). Outras 172 foram recebidas em consulta pública pela internet.
Veja os documentos finais de propostas dos encontros regionais e o que aconteceu em cada um.


Etapa final – Serão três dias de trabalho, de segunda a quarta-feira (26), Na segunda, os participantes do seminário ouvirão palestras de especialistas sobre os grandes temas em debate. Na terça, eles se reunirão em grupos, que estarão divididos entre o prédio da Assembleia (Palácio da Inconfidência), as dependências da Escola do Legislativo e a sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MG). Na quarta-feira, todos se reunirão no Plenário da ALMG, para discussão e votação do documento final do seminário, com propostas de políticas públicas para o enfrentamento da pobreza e da desigualdade no Estado.


Feira – Durante o seminário, haverá, na Praça da Assembleia, a Feira de Economia Popular Solidária (cartaz acima), com venda de produtos, praça da alimentação e shows. A feira acontece das 9 às 22 horas. Veja programação do seminário legislativo»
TV Assembleia faz série de reportagens
sobre pobreza e desigualdade no Estado

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais percorreu, nos últimos 40 dias, municípios das 12 regiões mineiras para debater, com autoridades e a população local, soluções para o problema da pobreza e desigualdade no Estado. Os trabalhos foram acompanhados de perto pela TV Assembleia e começam a ser exibidos a partir desta segunda-feira (10/10/11), no Repórter Assembleia, às 19h30, em uma série de reportagens especiais produzidas nas cidades que sediaram o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade.

A emissora visitou, ao todo, 23 cidades, incluindo aquelas que receberam os encontros regionais do evento (Ribeirão das Neves, Araçuaí, Governador Valadares, Patos de Minas, Paracatu, Montes Claros, Sete Lagos, Uberlândia, Divinópolis, Pouso Alegre, Muriaé e Teofilo Otoni). O conteúdo foi reunido em 12 reportagens, que trazem histórias de mineiros que conseguiram prosperar a partir de iniciativas de desenvolvimento econômico e também de pessoas que ainda sobrevivem com dificuldades, como falta de água, de saneamento básico e de emprego formal. Leia mais e veja os vídeos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Relatório da 8ª CESANS

Conheça o relatório final da  8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. É com imensa satisfação que compartilhamos o Relatório da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2023. Este relatório é resultado da resistência, maturidade e compreensão do atual momento político que o país atravessa, marcado pelo desafio da reconstrução das políticas públicas, com o firme compromisso de apoiar aqueles que mais necessitam. Leia AQUI o relatório final da 8ª CESANS. A 8ª conferência reuniu mais de 200 delegadas e delegados de todo o estado. As propostas apresentadas lançam luz sobre as realidades municipais e desempenharão um papel fundamental na elaboração do VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (2024/2027). Além disso, essas contribuições enriqueceram os debates da 6ª