Pular para o conteúdo principal

CONSEA-MG participa de seminário para discutir monitoramento dos poderes públicos

Assessores técnicos do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), participam de 24 a 26 de outubro, do Seminário “Monitoramento dos Poderes Públicos”. O evento está sendo promovido pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC-Minas (Nesp) e será realizado no Campus Coração Eucarístico (av. Dom José Gaspar, 500, prédio 43, auditório 3). 
Serão discutidos os modos como o cidadão pode monitorar as atividades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Serão feitas discussões e apresentação de experiências que estão em curso em Minas Gerais, no Maranhão e em Brasília.
Programação
No dia 24, serão apresentadas duas formas de monitoramento do poder Executivo. Foram convidados Neila Batista (assistente social, assessora parlamentar na Assembleia Legislativa e Samuel da Silva (da Cáritas Regional de Minas Gerais), que apresentará a experiência de acompanhamento do orçamento público em cidades do interior de Minas Gerais). Na coordenação da mesa, a professora Adriana Penzim, do Nesp.
No dia 25, para discutir sobre o monitoramento do poder Legislativo, foram convidados CarolinaAlbuquerque (da Associação Democracia Ativa - que desenvolve o projeto meudeputado.org) e Eliana Magalhães (do Instituto de Estudo Socioeconômicos (INESC) de Brasília). A coordenação da mesa será de responsabilidade do professor Robson Sávio, também do Nesp.
Já no dia 26, o tema será o monitoramento do poder Judiciário. Foram convidados o sociólogo e radialista Ricarte Almeida Santos (secretário executivo da Cáritas Brasileira, Regional Maranhão, coordenador do Tribunal Popular do Judiciário – Observatório da Justiça e da cidadania) e o professor José Luiz Quadros de Magalhães (da Faculdade Mineira de Direito da PUC- MG e do curso de Direito da UFMG). A coordenação da mesa será da professora da Faculdade de Direito da PUC Minas, Wilba Lúcia Maia Bernardes.
As inscrições para o evento serão gratuitas e feitas no local. Será fornecido certificado aos participantes. Outras informações pelo e-mail: nesp@pucminas.br ou pelo telefone 3319-4978.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUCIONAL

O que é segurança alimentar e nutricional sustentável? A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas, alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Criação Criado em 1999 pelo Decreto n° 40.324 do Governador do Estado, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a Sociedade Civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Breve Histórico No ano de 2001 elaborou-se o Plano Estadual Dignidade e Vida e se deu a realização da 1ª Conferência Estadual de Seguranç

PROCESSO DE SELEÇÃO BIÊNIO 2023-2024 CONSEA-MG

A Comissão de Seleção do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais - Consea-MG, responsável pelo processo de escolha das Entidades, Organizações Civis e Coletivos  da sociedade civil, na forma da Lei 22.806/2017, do Decreto nº 47.502/2018 e da Resolução nº  001/2022, torna público o presente Edital que trata do processo de seleção e renovação da composição  do Consea-MG para o biênio 2023-2024.  Ficam abertas as inscrições de Entidades, Organizações Civis ou Coletivos da sociedade civil para  seleção de representação para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas  Gerais (Consea MG), para ocupar 26 (vinte e seis) vagas de membros titulares e 26 (vinte e seis) vagas  de membros suplentes para o Biênio 2023-2024, sendo:  17 (dezessete) vagas de membros titulares e 17 (dezessete) vagas de suplentes destinadas às  entidades, organizações civis e coletivos de abrangência regional, circunscritas à territorialidade,  conforme art.17

Reforma administrativa de Zema ameaça funcionamento do Consea MG

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais se posiciona contra mudanças propostas no Projeto de Lei 358/2023, enviado pelo governador à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No dia 10 de março, o CONSEA MG (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais) foi surpreendido com a notícia do Projeto de Lei nº 358/2023, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, que trata da reforma administrativa, a qual prevê a saída do Conselho da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) para a SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária). Destacamos que não houve uma consulta ou um comunicado oficial ao CONSEA MG referente ao objeto do referido Projeto de Lei.  Diante da atual situação, o CONSEA MG se reuniu em plenária geral, nos dias 21 e 22 de março de 2023, em Belo Horizonte-MG, com presença de todos os membros da sociedade civil, colocando o assunto em pauta e